Ortopantomografia

A ortopantomografia, também conhecida como radiografia panorâmica é um exame de imagem fundamental na odontologia e em várias áreas da medicina.

Este exame, na qual se utilizam radiações de baixo nível, permite visualizar diversas estruturas da face e da cavidade oral, capturando ambos os arcos dentários, os dentes, tanto os que estão presentes em boca como os que estão inclusos, a mandíbula, o maxilar superior, os seios maxilares, a articulação temporomandibular (ATM) e outras estruturas adjacentes numa única imagem panorâmica.

Este é um método de diagnóstico rápido, cómodo e indolor, sendo um dos exames complementares de diagnóstico mais utilizados na prática da medicina dentária.

IMPORTÂNCIA E APLICAÇÕES

Avaliação Dentária: Permite identificar cáries, dentes inclusos, lesões como quistos radiculares entre outras lesões afetas às estruturas ósseas dos maxilares.

Planeamento Ortodôntico: Permite uma análise detalhada para a colocação e avaliação da evolução de tratamentos ortodônticos.

Cirurgias Orais e Implantes Dentários: Planeamento cirúrgico e avaliação pós-operatória.

Diagnóstico de Doenças Periodontais: Avaliação da saúde oral, óssea e identificação de possíveis doenças gengivais.

BENEFÍCIOS DA ORTOPANTOMOGRAFIA

Visão Geral: Oferece uma visão geral das estruturas orais e maxilofaciais numa única imagem.

Menor Exposição à Radiação: Comparado com outras técnicas radiográficas intraorais, a ortopantomografia expõe o paciente a uma dose menor de radiação.

Rapidez e Conforto: O exame é rápido e não invasivo, proporcionando maior conforto ao paciente.

Deteção Precoce: Permite a detetar precocemente condições patológicas que podem não ser visíveis em exames clínicos convencionais.

Choose Real Beauty

Quer marcar uma consulta?

Faça o pedido online ou ligue com a equipa NYO